Observatório de Astronomia faz evento gratuito

 

Nesse sábado (dia 5), a partir das 20h, o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da Unesp (Bauru) realiza o evento “Astronomia para a Comunidade: Tempestades no Sistema Solar”. Além da observação telescópica, o público presente poderá assistir à palestra “Tempestades no Sistema Solar”, ministrada pelos docentes Marta Pereira Llopart e Maria de Souza Custódio, do curso de meteorologia da Unesp; Demilson de Assis Quintão, do IPMet; e Rodolfo Langhi, às 20h30, no auditório Adriana Chaves, localizado na Central de Salas de Aulas do câmpus da Unesp.

Os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as tempestades com ventos de altíssimas velocidades que são registradas em alguns dos planetas do Sistema Solar, inclusive a Terra. Algumas das questões abordadas: como se formam os tornados? Como se proteger deles?  Como são as tempestades em outros planetas? Como as tempestades que ocorrem no Sol podem influenciar nossa vida aqui na Terra? Quais prejuízos podem ser causados às telecomunicações quando a Terra é atingida por um “vento” solar de alto impacto? O que as radiocomunicações têm a ver com a astronomia?

A entrada é franca e os telescópios estarão montados próximo à portaria 1 do câmpus. As observações do céu dependem das condições atmosféricas.

Deixe uma resposta